Exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália é adiada para abril

Novo prazo proporciona ajustes no sistema de emissão dos vistos eletrônicos

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Turistas americanos, australianos e canadenses terão até o dia 09 de abril para entrar no Brasil sem a necessidade de apresentar o visto brasileiro. A exigência deveria voltar a valer a partir de 10 de janeiro, mas acabou sendo postergada para o dia 10 de abril de acordo com o decreto nº 11875, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (4/1).

A prorrogação tem como objetivo concluir com segurança a implementação do sistema, evitando impactos durante a alta temporada de viagens de fim e início de ano.

O governo enfatiza que busca assegurar uma introdução segura da medida, sem prejudicar o setor de turismo. Inicialmente planejada para 10 de janeiro de 2024 e agora prorrogada para abril de 2024, a nova data considera a chegada ao solo brasileiro. Turistas que chegam até 9 de abril estão isentos da apresentação do visto.

Mais três meses 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a decisão de estender o prazo por três meses partiu diretamente do presidente. Sabino ressaltou a necessidade da postergação para realizar ajustes no sistema de emissão dos vistos eletrônicos.

“O governo, por decisão do presidente Lula, decidiu adiar a exigência desses vistos até o próximo dia 10 de abril. Então, vamos ter mais três meses para que possamos entregar um sistema que funcione de forma rápida, eficiente, célere para a emissão dos vistos eletrônicos”, afirmou o ministro em vídeo compartilhado em suas redes sociais.

Reciprocidade 

A retomada só não incluiu o Japão, uma vez que o país asiático e o Brasil haviam concluído um acordo de isenção recíproca que entrou em vigor em 30 de setembro do ano passado.

Por: Vanessa Lira