Governador anuncia monitoramento remoto de pessoas que chegam pelo Eduardo Gomes
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, na quarta-feira (25/03), um pacote de medidas complementares para o controle epidemiológico e contenção do novo coronavírus (Covid-19) no estado. Entre as novas determinações estão a decretação do regime de quarentena para os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que passarão a ser monitorados por meio de um aplicativo, e a aquisição de 30 mil kits de testes rápidos para a doença.
Em relação à quarentena dos passageiros, Wilson Lima explicou que a medida visa aumentar o controle os casos suspeitos que chegarem a Manaus por via aérea. Segundo ele, equipes do Governo do Estado desenvolveram um aplicativo de celular que fará o monitoramento do estado de saúde dos usuários por um período de 14 dias. A solução tecnológica foi criada a partir de uma parceria com a iniciativa privada e estará disponível a partir desta quinta-feira (26/03).
“No momento em que essa pessoa baixar o aplicativo, ela vai ser localizada onde quer que esteja. É uma espécie de georreferenciamento. Uma espécie de localizador, GPS. Então, os profissionais vão acompanhar em tempo real e lá tem algumas opções dentro do aplicativo. Se ele precisar, por exemplo, de um atendimento médico emergencial, se de repente ele passar mal, se a situação dele se agravar, automaticamente uma equipe da FVS já sai para fazer o atendimento desse paciente e levar para o Delphina Aziz, que é o nosso hospital de referência”, disse o governador, em coletiva transmitida ao vivo pelas redes sociais.
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, afirmou que o aplicativo vai facilitar o trabalho da vigilância epidemiológica e também atenderá os casos confirmados de Covid-19 que estão em isolamento domiciliar. “Existe uma grande preocupação com esses 49 pacientes que estão em domicílio, esse aplicativo também vai servir para que eles sejam monitorados e em caso de algum tipo de agravamento ajamos oportunamente”, completou.