Governador anuncia novas medidas de combate ao coronavírus

Na última segunda-feira (24/03), o governador Wilson Lima decretou (confira o decreto) estado de calamidade pública no Amazonas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre as medidas está a determinação para a suspensão, pelo prazo de 15 dias, do funcionamento de estabelecimentos comerciais no estado, com exceção de serviços essenciais como supermercados, padarias, açougue e farmácias.

Conforme o decreto, ficam assegurados aos estabelecimentos e respectivos funcionários e lojistas, o funcionamento exclusivamente interno e o acesso aos respectivos estoques, para fins de venda por entrega em domicílio, devendo observar, para tanto, as recomendações da autoridade sanitária.

Outra medida atinge todos os órgãos da administração estadual que devem organizar sistema de trabalho em casa (home office) para os servidores, com exceção de serviços essenciais, como saúde e segurança pública. Cada gestor estabelecerá o critério de home office, com a determinação de assegurar continuidade no atendimento aos cidadãos.

O governador determinou ainda às indústrias do Polo Industrial de Manaus que adotem as recomendações da autoridade sanitária quanto às medidas de contenção da disseminação do vírus.

Também está suspenso o funcionamento de clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, com exceção de atendimentos de urgência e emergência.