Governador Wilson Lima anuncia seis novos nomes do secretariado estadual

Foto: Antônio Lima/SECOM

Os novos titulares assumem órgãos da administração direta e indireta

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (16/08), o nome de seis novos titulares de órgãos do Executivo Estadual, em órgãos da administração direta e indireta e, segundo o governador, tem o objetivo de reformular algumas áreas do governo.

As mudanças ocorrem nos comandos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), na Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), na Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), além da definição do titular da recém-criada Secretaria de Mineração, Gás e Energia (Semig).

“Esse é um processo que acontece de forma muito natural. Há a necessidade da gente oxigenar, necessidade da gente ampliar nosso trabalho e também trazer mais pessoas para dentro do governo, como é o caso, por exemplo, do Serafim Corrêa, trazendo a sua experiência”, explicou o governador Wilson Lima, se referindo ao ex-prefeito de Manaus e ex-deputado estadual.

Novos secretários

Serafim Fernandes Corrêa assume a Sedecti no lugar de Marco Villela, que estava no comando da pasta como secretário interino. Serafim tem 76 anos, é formado em Economia e Direito e é auditor fiscal de carreira desde 1976. Na política, foi vereador de Manaus em 1988 e 1992; prefeito de Manaus de 2005 a 2009 e deputado estadual por duas vezes, de 2014 a 2022.

Na Sepror assume Daniel Pinto Borges no lugar de Petrucio Magalhães Júnior. Daniel tem 37 anos, é formado em Engenharia de Pesca e mestre em Ciências Pesqueiras nos Trópicos. Servidor concursado do Idam, iniciou como estagiário no Instituto e atuou, posteriormente, como Gerente Estadual de Pesca e Aquicultura, Chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, até ser nomeado diretor-presidente, em 2022.

Na Amazonastur, o agora presidente Ian Henderson Carmo Ribeiro substitui Gustavo Sampaio. Ian tem 33 anos e é formado em Direito. Em 2019, ingressou no Governo do Estado como procurador-chefe da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Em 2021, assumiu a função de diretor da Amazonastur onde, desde fevereiro de 2022, respondia como vice-presidente.

Foto: Antônio Lima/SECOM

O Idam, terá como novo titular Vanderlei Alvino, no lugar de Daniel Borges. Vanderlei tem 43 anos e é formado em Administração de Empresas. Possui vasta experiência em Gestão Pública, onde entre outros cargos já foi diretor-administrativo e Financeiro da Fundação Estadual do Índio (FEI), onde exercia o cargo de presidente em exercício.

Na Aadesam, assume Breno Penha Souza Serra no lugar de Erick Hudson. Breno tem 34 anos e é formado em Administração de Empresas. Atuou como gerente de projetos pela própria Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental entre 2019 e 2020 e, desde 2020, exercia a função de secretário-executivo de Finanças da Casa Civil do Estado.

A Semig passa a ter como gestor Ronney César Campos Peixoto, de 47 anos. Formado em Ciências Econômicas, especialista em Gestão Pública e mestre em Engenharia de produção, é servidor de carreira da Caixa Econômica Federal há quase 22 anos, onde foi Superintendente Executivo de Varejo. Já atuou como Secretário Executivo de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado.