Janeiro Branco: Amazonastur promove palestra de conscientização sobre saúde mental para servidores

Encontro aconteceu no auditório da instituição, nesta segunda-feira (22/01) com a participação de profissionais de saúde

Foto: Lucas Silva

Visando abordar os cuidados com a saúde mental, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou nesta segunda-feira (22/01) a palestra “Saúde Mental enquanto há tempo” referente à campanha Janeiro Branco, mês dedicado ao tema. O encontro ocorreu no auditório da instituição, com a presença de servidores e a participação de profissionais de saúde.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Diana Oliveira da Silva, que faz parte do apoio técnico da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). De acordo com ela, o foco é abordar sobre estratégias de autocuidado para promover saúde e melhorar o bem-estar biopsicossocial.

“Esse autocuidado abrange o físico, mental, espiritual, social, intelectual e adicionamos o trabalho. Hoje, muitas pessoas adoecem em função do trabalho e das suas relações. O intuito é fazer com que elas tomem consciência sobre esse processo de e adotem estratégias simples de prevenção e promoção da saúde emocional’, explica a profissional de saúde.

Reflexão

Durante a palestra, Diana instigou o público a refletir sobre sua rotina de trabalho e particular, além de se autoavaliar de forma didática. “Queremos sensibilizar para que a pessoa pare e pense o que pode ser melhorado no dia a dia com pequenas estratégias. Nesse sentido, coloco sempre em prioridade, pôr o corpo em movimento como numa dança, caminhada, alongamento e outras atividades”, exemplifica.

Foto: Lucas Silva

Outras estratégias simples citadas por ela, incluem ouvir músicas, assistir filmes, apreciar a companhia de alguém que o faça sentir bem e estar presente naquilo que se propõe a fazer.

Para a enfermeira e palestrante, a iniciativa da Amazonastur é importante por promover um momento de reflexão e conscientização sobre a saúde mental junto aos servidores. “Estamos falando de pessoas que executam ações, não de setores e independente de sua atividade, o processo de adoecimento por muita pressão, acontece. Fora, a relação de trabalho. Então, é importante porque todos precisam de saúde biopsicossocial”, finaliza Diana.

A assistente administrativa, Eldima Azedo, comentou que a palestra provocou várias reflexões no ambiente de trabalho e particular. “Eu achei a palestra maravilhosa, muito boa e interessante porque provocou uma autoanálise sobre viver no automático e um despertar sobre o autoconhecimento. Foi tão bom me olhar de novo e perceber a importância de fazer coisas simples”, revela.

O “Janeiro Branco” é uma campanha de nível nacional que alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, contribuindo para a prevenção de doenças a partir do estresse, como ansiedade e depressão.