Manaus sedia 5° Encontro das Cidades Históricas Turísticas
De 22 a 24 de novembro, Manaus será sede do 5° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).
Com o tema “Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Natural” o encontro, que acontece pela primeira vez na região Norte, reunirá governadores dos Estados da região, ministros, prefeitos, presidentes de entidades municipais, parlamentares e especialistas ligados ao Turismo e ao Patrimônio Mundial, e é aberto ao público em geral.
A iniciativa visa valorizar e fortalecer o potencial dessas cidades e tem como objetivo dar continuidade as ações para a construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas. Além disso, é um espaço para ampliar as discussões e trocar experiências para gestão do turismo.
Mais de 300 participantes já confirmaram presença. De acordo com o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, a realização desse encontro em Manaus é mais uma ação do Governo do Amazonas que credencia a capital como destino de turismo de eventos. “Na gestão do Governo Amazonino Mendes investimos muito na captação de grandes eventos como em congressos, feiras, encontros e convenções, entre outros, e conseguimos consolidar Manaus neste segmento. Esse tipo de iniciativa desenvolve o turismo pois conta com a participação de toda a cadeia produtiva do turismo, e consequentemente movimenta a economia do Estado”, destacou o presidente da Amazonastur, Orsine Júnior.
5° Encontro – O Encontro será palco de debates que vão abordar o papel das cidades históricas e patrimônio mundial na dinamização econômica, social, cultural e turística. Também possibilitará dar continuidade às ações para construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas.
A programação do evento prevê a realização de painéis sobre a importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão para o desenvolvimento dos destinos turísticos sustentáveis além dos destinos turísticos inteligentes e o Patrimônio Natural e Cultural – Convergência e Sinergia para Transformar Destinos. Outros temas importantes são o Financiamento e Captação de Investimentos para o Patrimônio Natural e Cultural e as reuniões do Grupo de Trabalho Ampliado do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM).
Carta de Manaus – Os participantes do evento poderão apresentar sugestões que estarão na Carta de Manaus. O documento com essas reivindicações será entregue às autoridades do governo federal. As inscrições seguem abertas pelo site: http://www.cidadeshistoricas.cnm.org.br