Marca gastronômica do Amazonas será lançada durante 4° Salão de Turismo Amazonas
A programação do 4° Salão de Turismo Amazonas reúne chefs de cozinhas e profissionais do turismo brasileiro renomados, além do lançamento de uma marca que será o símbolo gastronomia amazonense. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM).
A criação dessa grife gastronômica tem objetivo de patentear o peixe na brasa, que é um ícone da culinária no Estado. O evento será nos dias 21 e 22 de dezembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.
“O Amazonas tem uma diversidade de peixes com sabor único e que servimos assado na brasa, um verdadeiro churrasco de peixe que não existe em nenhum lugar do mundo. Então, temos que registrar esse patrimônio da nossa culinária regional para que ele seja nossa identidade gastronômica”, afirmou o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.
Atividades – A programação terá cursos, palestras, workshops, mesa-redonda e aula-show. Além disso, haverá um espaço gastronômico, de artesanato, stands com os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro e representantes do trade turístico para exposição do potencial turístico do Amazonas. Os trinta municípios amazonenses que estão no mapa foram convidados.
“O Salão Amazonense de Turismo é mais uma ação do Governo Amazonino Mendes para fortalecer a interiorização do turismo no Amazonas. É uma oportunidade para debates, troca de experiências e promoção de todos os segmentos turísticos, principalmente de gastronomia e de sol e praia, visando o desenvolvimento do setor”, declarou Orsine.
Aula-show de abertura – A aula-show de abertura do Salão ficará por conta do chef Felipe Bronze, conhecido nacionalmente por apresentar programas de culinária no canal GNT. Em maio deste ano, o restaurante de Felipe Bronze ganhou duas estrelas Michelin, guia que avalia estabelecimentos de todo o mundo. Em novembro, ele foi eleito por uma revista especializada como um dos cem melhores chefs de cozinha do mundo. Ele passou a integrar a lista que só possui dois brasileiros.
Turismo – A consultora no segmento de turismo de sol e praia, Lina Maria Cavalcante Mendonça, apresentará o case de sucesso do ordenamento turístico da Praia do Peixe, no Tocantins. E de João Pessoa – PB, a jornalista especializada em turismo, Alessandra Lontra, falará sobre a importância da imprensa e mídias socais para o turismo. Alessandra atua no turismo há mais de 35 anos e, este ano, foi indicada ao Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Imprensa e mídias sociais”.