No Dia do Turismo, Amazonastur é homenageada na Aleam

Nesta quarta-feira (27/09), também é celebrado o Dia do Turismólogo. Profissionais receberam menção honrosa da casa legislativa

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta quarta-feira (27/09). A cessão de tempo proposta pelo presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Aleam, Felipe Souza, ainda promoveu o reconhecimento aos turismólogos, profissionais que contribuem para o desenvolvimento do segmento do Amazonas.

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, em seu discurso na tribuna da casa legislativa, destacou os resultados alcançados com o turismo. A atividade injetou, no primeiro semestre deste ano, mais de R$ 420 milhões na economia amazonense, um crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados da pasta.

“Com o apoio do Governo do Estado e do governador Wilson Lima, estamos conseguindo desenvolver o turismo em todas as regiões do nosso estado. No primeiro semestre, somente o Turismo gerou mais de R$ 400 milhões para a economia do nosso estado”, comemorou o presidente, que ainda ressaltou o trabalho dos turismólogos da Amazonastur.

“É a primeira vez, no Amazonas, que turismólogos são contratados pelo estado no interior, para que eles possam desenvolver o turismo nos municípios”, relembrou.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

O proponente da homenagem, o deputado Felipe Souza, falou sobre o potencial do turismo no Amazonas e os avanços alcançados, a partir da implantação do chat do Amazonas to go, ferramenta tecnológica de informações turísticas por meio de chat bot.

“E, hoje (27/09), tivemos essa cessão de tempo aqui na Casa, em alusão ao Dia do Turismo e também Dia do Turismólogo, então entregamos o certificado a todos os presentes e foi uma data muito importante para que a gente possa dar destaque, divulgando e promovendo turismo”, disse o deputado.

Turismólogos

A diretora de turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, que é turismóloga de formação, representou a classe na tribuna da Aleam e ressaltou o trabalho dos colegas, neste Dia do Turismólogo, também comemorado nesta quarta.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Ao todo, 14 turismólogos que trabalham na Amazonastur foram agraciados com o certificado de menção honrosa, da casa legislativa do Amazonas. Turismólogo há 15 anos, Hylker Medeiros, foi um dos homenageados na Aleam. O profissional considerou a ação um exemplo de reconhecimento da carreira, por parte do Governo do Estado e Amazonastur.

“Mais um exemplo da valorização do turismólogo como um ente participativo no desenvolvimento do local do estado do Amazonas. É uma honra vir aqui representar tantos turismólogos que estão no mercado de trabalho e aqueles que ainda buscam o acesso, saber que o Governo tem as portas abertas para esse técnico, esse profissional tão importante”, finalizou.