Orla de Parintins: as melhores dicas para aproveitar o atrativo turístico

Foto: Janailton Falcão

A orla de Parintins é banhada pelo imponente rio Amazonas e uma das áreas mais bonitas da ilha tupinambarana. O local torna-se um dos atrativos turísticos mais disputados pelos visitantes durante o festival e para aproveitar cada detalhe, a Amazonastur separou dicas de atividades para realizar na orla do município.

Inaugurada em 2007, a Praça Digital ou Praça do Cristo Redentor tornou-se o principal palco de festas populares e apresentações artísticas no município. Com uma vista para o rio Amazonas de tirar o fôlego, a praça conta com um mirante, palco para apresentações, píer, restaurantes e Wi-Fi livre, motivo pelo qual é conhecida como Praça Digital. O local é um dos principais cartões postais de Parintins.

Foto: Janailton Falcão

A praça foi reformada e reinaugurada em 2018 com o objetivo de receber grandes eventos. O local é amado pelos turistas por ser um ambiente público, aberto, ventilado, com vista panorâmica para o rio Amazonas, perfeita para tirar lindas fotos e por estar cercada de bares, comércios e restaurantes.

Mercado Municipal – Localizado às margens do rio Amazonas, o Mercado Municipal Leopoldo Neves é um dos melhores lugares da ilha para experimentar comidas regionais e apreciar a bela vista do rio Amazonas.

O prédio possui arquitetura portuguesa e foi inaugurado em 1937 com uma coloração laranja que chama atenção. No interior do mercado estão localizadas bancas de frutas e verduras regionais, bancas de artesanato e restaurantes que servem o melhor da culinária local.

Foto: Janailton Falcão

A praça de alimentação conta com um pequeno palco, onde artistas locais se revezam para cantar as toadas de boi mais marcantes e outros estilos musicais. A praça de alimentação conta, ainda, com uma varanda coberta, permitindo a maravilhosa experiência que é degustar os sabores regionais enquanto admira os barcos que passam pelo rio Amazonas, além de ser possível também avistar botos.

Entre as diversas refeições servidas pelos restaurantes, o destaque é o tradicional café regional. Cada estabelecimento possui seu prato especial que varia entre tapiocas com os mais diversos recheios e sanduíches que usam como ingredientes principais as iguarias amazonenses.

A dica é pedir o X-Caboquinho de três queijos, sanduíche que conta com camadas de tucumã intercaladas com camadas de queijos muçarela, coalho e regional servidos em um delicioso pão francês.