Turismo Sustentável: Em Parintins, Amazonastur qualifica agentes do segmento turístico

O evento foi promovido em parceria com Sebrae AM) e visa preparação para o Festival de Parintins

Foto: Hellen Miranda

Mais de 70 prestadores de serviços turísticos participaram do Workshop Turismo Sustentável, realizado nesta terça-feira (19/03), no município de Parintins (a 369 quilômetros da capital). O evento é promovido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae AM) e prefeitura do município.

De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Turismo (DTUR) da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, o workshop faz parte das inúmeras ações realizadas pelo Governo do Amazonas para potencializar e melhorar os serviços prestados nos municípios turísticos do estado. 

“Trouxemos o Workshop Turismo Sustentável a Parintins, falando dos dados de satisfação dos turistas em 2023 e outros anos, verificando os avanços, analisando esses dados e montando estratégias. Tudo isso para que o turista saia satisfeito e encantado com os serviços prestados”, explicou Pampolha. 

Palestras 

O evento contou com palestra que teve como foco principal o desenvolvimento social e econômico de Parintins. A programação também incluiu as apresentações sobre os resultados da Pesquisa Socioeconômica com Turistas, realizada durante o Festival Folclórico de Parintins em 2023; Análise do Mercado Turístico Local: Oportunidades e Desafios. 

Foto: Hellen Miranda

O Sebrae trouxe ainda a palestra Qualidade no Atendimento ao Cliente. De acordo com o palestrante Ilson Rogério, o evento traz informações relevantes para que o prestador tenha entendimento e percepção do mercado diante do tamanho do festival. 

“As empresas que se destacam no mercado são aquelas que investem em atendimento, buscam conhecimento, treinamentos, para que possam recepcionar o turista ou cliente da melhor forma possível. Então essa palestra vem justamente para ouvir essa visão dos prestadores”, disse Rogério.  

Aperfeiçoamento 

O Workshop Turismo Sustentável é voltado para hoteleiros, agentes de viagem, guias de turismo, profissionais de bares e restaurantes, tricicleiros, mototaxi, taxistas, estudantes e demais profissionais do segmento. Os participantes avaliaram o evento como positivo e salientaram a importância de cada vez mais melhorar a prestação de serviço ao turista. 

“É muito importante essa qualificação, essa formação, porque traz para nós empreendedores dados reais, desde a questão do atendimento, que é um fator primordial porque conseguimos finalizar com a entrega de um produto de qualidade”, comentou o produtor de eventos turísticos, Paulo Roberto Bulcão.

“É bom nós estarmos sempre aprendendo e acompanhando os números, ver o que deu certo ano passado e o que não deu, aquilo que a gente pode melhorar. Eu como uma prestadora de serviço busco essa melhora para Parintins e para o nosso turismo local”, ressaltou a guia de turismo, Faroenia Pimenta Monteiro.

Cadastur 

Durante o evento, o Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur atuou com atendimento técnico quanto à regularização dos prestadores que desenvolvem atividade turística, orientação sobre formalização, novo acesso ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), cadastros iniciais e renovação de cadastro.

Houve ainda a divulgação da Campanha “Alô Turista” e o atendimento para o financiamento “+Crédito Amazonas Turismo”, além do credenciamento na plataforma “Amazonas To Go”. 

Por: Hellen Miranda