Amazonastur participa do curso de formação dos novos militares da Politur

A solenidade de abertura aconteceu nesta segunda-feira (27/05), na Amazonastur – Foto: Clóvis Miranda

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) participa da formação de 14 policiais militares durante o 1º Estágio de Policiamento Turístico, promovido pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), para o reforço da Companhia de Policiamento Turístico (CPTUR/Politur). A solenidade de abertura ocorreu, nesta segunda-feira (27/05), na sede da Amazonastur, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

O curso se estenderá até o dia 07 de junho, onde os policiais bilíngues receberão treinamento especializado no atendimento ao turista, bem como as diretrizes pedagógicas do setor turístico. Com o reforço, a Politur passará a contar com 39 militares que atuarão nos principais atrativos turísticos de Manaus. Atualmente, a companhia tem 25 policiais.

O assessor técnico da Amazonastur, Orlando Câmara, ressaltou que o papel da Politur no turismo amazonense é de suma importância, sobretudo pelo suporte ao estrangeiro que não domina a língua portuguesa e quer conhecer a região.
“Eu participei lá atrás do início da Politur, da razão de ser criada uma polícia turística no Amazonas. Parecia um absurdo na época, mas a imagem do Brasil no exterior requeria uma providência dos estados, para que o turista chegasse no seu destino e sentisse uma maior segurança pública. Ninguém se arrependeu desde aquela época da criação da Politur”, disse.

O cabo Wallace Santos ressaltou que uniu a formação pessoal ao concluir o curso de inglês na prestação de atendimento especializado ao turista. “Vou botar em prática em prol da polícia, aperfeiçoando o meu inglês e dando apoio logístico na segurança e de maneira que eu possa auxiliar as pessoas da cidade e quem vem conhecer o nosso estado, no caso os turistas”, declarou o militar.

O comandante da Politur, tenente Jorge Barreto, informou que os militares participaram de um processo seletivo interno na PM. As aulas ocorrerão no Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), onde os policiais aprenderão o atendimento ao turista, as abordagens de excelência que serão realizadas no setores de maior movimentação turística de Manaus.
“A capacitação, além de aumentar o efetivo, vai auxiliar no policiamento, onde o movimento de turistas nacionais e estrangeiros também ocorre”, frisou o comandante.
Durante o estágio, o assessor de planejamento estratégico da Amazonastur, Daniel Bernades, palestrou sobre o Turismo no Amazonas.

Números
Em janeiro deste ano, a Amazonastur registrou um aumento na taxa de satisfação dos turistas de cruzeiro que passaram pelo estado. A segurança foi aprovada pelos cruzeiristas entrevistados pela Amazonastur e alcançou o percentual de 98,56% no referido mês, um aumento de 2,49% pontos percentuais se comparado ao mesmo período do ano passado.