Amazonastur realiza pesquisas com turistas e moradores do Estado no aeroporto internacional Eduardo Gomes

Foto: Janailton Falcão


O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), está realizando pesquisas com turistas e a população do Estado, onde os dados serão utilizados para nortear as políticas públicas visando a promoção do turismo na região. A coleta dos dados dessa fase das pesquisas ocorre no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, até o final do mês de dezembro.

Estão sendo realizadas três pesquisas diferentes: Caracterização dos Turistas do Amazonas, Avaliação dos Turistas e Pesquisa de Turismo Emissivo. Cada uma tem um objetivo diferente na mensuração de informações e contribui com a identificação do perfil dos turistas que visitam e saem do Estado, comportamentos de consumo, avaliação de infraestrutura e serviços, motivação da viagem, entre outras informações.

O investimento na coleta de dados faz parte da estratégia do Governo do Estado para identificar necessidades e potencializar o turismo no Amazonas. O chefe do departamento de estatística da Amazonastur, Francisco Alves, ressalta que as pesquisas são feitas seguindo um método científico e ocorrem de forma perene.

“A primeira fase da pesquisa segue até o dia 30 de dezembro e uma nova etapa inicia no dia 3 de janeiro de 2022. Os dados são importantes para que possamos sempre estarmos munidos de informações atuais para planejar e melhorar os atendimentos e ações em prol do turismo amazonense”, destacou Francisco.

Foto: Janailton Falcão

As abordagens aos turistas e à população do Estado ocorrem, principalmente, na sala de embarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, e algumas vezes também no saguão, praça de alimentação e área de check-in. Uma média de 40 pessoas respondem as pesquisas diariamente.