Amazonastur reforça potencial turístico em São Sebastião do Uatumã

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Com foco no desenvolvimento do potencial turístico do interior do estado, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) realizou, na quarta-feira (08/02), uma série de ações para organizar e fortalecer o segmento no município de São Sebastião do Uatumã  (a 247 quilômetros de Manaus).

Turistas do Brasil e de países como Japão, Alemanha e China buscam a localidade para a prática da pesca esportiva. O propósito da ação, conforme a chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós Maués, é preparar os prestadores de serviços turísticos para receber a demanda existente e ampliar os atrativos no município.

“Este momento visa aproximar os prestadores de serviço da Amazonastur e acolher as necessidades, dar o apoio técnico, trazer órgãos que possam proporcionar a eles uma regularização através de documentações, além de fazer com que eles compreendam a importância que eles têm dentro da cadeia turística”, destacou.

Nesta quarta e quinta-feira (08 e 09/02),  a equipe da Amazonastur visitou a orla da cidade, os polos moveleiro e naval, além de atrativos turísticos tradicionais, como a Paróquia de São Sebastião, a fim de identificar programações para os visitantes da cidade.

Ainda na noite de quarta-feira, em um encontro com aproximadamente 50 profissionais que já atuam no segmento turístico da cidade, a Amazonastur apresentou as oportunidades disponíveis de qualificação e ainda sensibilizou quanto à formalização das atividades no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O encontro foi realizado na sede da Câmara Municipal.

“Nós temos um grande potencial que é a pesca esportiva, que começa em agosto e vai até dezembro. E a Amazonastur tem sido uma grande parceira, que está conosco nos ajudando, abrindo novos horizontes para os nossos fornecedores turísticos, para que eles possam se qualificar e receber melhor o nosso turista”, pontuou Cristiane Neves, secretária de Turismo e Cultura de São Sebastião do Uatumã.

A proprietária do albergue Recanto do Francisco, Lucilene Monteiro, conta que a abertura do negócio foi a realização de um sonho. Para ela, o encontro entre os prestadores de serviços e a Amazonastur foi uma oportunidade importante no processo de ordenamento turístico da cidade.

“O encontro vai fomentar o crescimento dessa área do turismo, acredito que é um dos maiores potenciais da cidade. Vamos crescer em muitos aspectos, no sentido de consciência ambiental, de trazer uma consciência de empreendedorismo para a gente trabalhar com profissionalismo mesmo”, apontou a empreendedora.

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Cadastur

O Cadastur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, realizada em parceria com os estados e que busca reduzir a informalidade na área. O principal objetivo é promover a formalização e sensibilização dos fornecedores de serviços turísticos.

Empresas cadastradas no Cadastur contam com um importante certificado que serve para aproximar as empresas e turistas, encurtando a distância e aumentando a confiança de pessoas que estão longe dos destinos turísticos, mas interessados em viver experiências de qualidade.