Ao trade amazonense, Amazonastur apresenta balanço do Investe Turismo

A presidente Roselene Medeiros participou do encontro com operadores do trade – Foto: Janailton Falcão

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), nesta segunda-feira (09/12), apresentaram aos operadores do trade amazonense o balanço das avaliações realizadas durante a primeira etapa do programa Investe Turismo, do governo federal, executado pelo Sebrae e o órgão de turismo do estado.

Aos empreendedores locais, a Amazonastur mostrou o resultado das abordagens junto aos operadores nacional e local, durante a Rodada de Negócios do Investe Turismo ocorrida no dia 10 de outubro deste ano, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), em que o trade amazonense teve a oportunidade de comercializar seus produtos turísticos diretamente com seis operadores de turismo dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Nas avaliações, os operadores de turismo local puderam identificar de maneira global a estimativa de negociação para as próximas temporadas e ainda sobre o que podem melhorar em relação a comercialização dos produtos turísticos, bem como na relação com o trade nacional.

Para a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, as pesquisas realizadas durante a Rodada de Negócios do Investe Turismo e o Famtur (familiarização do destino turístico) nas cidades de Novo Airão, Manaus e Presidente Figueiredo pelos agentes nacionais, vão ser tomadas como bases para as próximas ações da empresa pública em parceria com o trade local.

“Com estas avaliações, nós vamos começar planejar algumas ações para vocês melhorarem a apresentação do seu produto, em como vender, sobre como chegar na próxima rodada de negócios. Todas as avaliações são para despertar em nós, Amazonastur, Sebrae e nos empresários, em como podemos vender esse destino lá fora, pois o mercado é muito competitivo”, comentou Roselene.

O coordenador de Turismo do Sebrae-AM, Fábio Souza, disse que as abordagens servirão para que os empreendedores possam estar qualificados na venda dos produtos turísticos junto ao trade local. “Tudo é aprendizado para que fiquemos atentos ao mercado, ao que tem de ser comercializado junto aos parceiros. Agora, vamos planejar as ações sobre diversos itens da intermediação entre o operador local e o nacional”, frisou Fábio.

Lucas Moreira, da Blumar Turismo, uma das maiores operadoras de turismo do Rio de Janeiro, veio até Manaus para conversar com o trade, onde apresentou alguns cenários em que o empreendedor do turismo local possa aprimorar a prestação de serviços aos visitantes. Lucas participou das rodada de negócios e do Famtour realizados em outubro. Segundo ele, para um primeiro momento foi excelente essa oportunidade porque o Amazonas tem um grande potencial para o crescimento do turismo. “Tem muita gente querendo conhecer mais e melhor o destino Amazonas”, ressaltou.

 

Investe Turismo 

O programa “Investe Turismo” é uma ferramenta de articulação e fomento que promove a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e transformar destinos brasileiros. Três municípios amazonenses entraram na rota turística beneficiada com o projeto: Manaus, Presidente Figueiredo e Novo Airão.