Acessibilidade

Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista completa 15 anos

Unidade foi criada para dar suporte a fatos típicos e atípicos como acompanhamentos a turistas
DECCT está localizada no segundo piso do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Foto: Alailson Santos/ PC-AM

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista (DECCT), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), completa 15 anos de serviços prestados à população amazonense nesta quinta-feira (29/07). A unidade reforça seu compromisso de atendimento ao público em geral e, principalmente, de garantir apoio aos turistas que visitam o estado.

O titular da especializada, delegado Adauto Nazareth, informa que a delegacia foi criada por meio da Lei n° 60, de 29/07/2005, com o objetivo de dar suporte a fatos típicos como estelionato, furto e roubos, além de fatos atípicos como acompanhamentos a turistas estrangeiros em consulados e embaixadas.

“Entre os delitos mais comuns envolvendo turistas estão os de compras de passagens aéreas. Destaco que as pessoas podem nos procurar para qualquer tipo de situação, principalmente assuntos referentes a crimes relacionados a turistas. Atualmente, contamos com uma equipe composta por uma escrivã, sete investigadores de polícia e uma estagiária, pronta para atendê-los”, destaca o delegado.

Operações – Segundo ele, uma das operações mais frequentes que a equipe participa é a do Festival Folclórico de Parintins, que acontece anualmente, no último final de semana do mês de junho, naquele município (distante 369 quilômetros da linha reta de Manaus).

A autoridade policial relata ainda que no período da Copa do Mundo, em 2014, e nas Olimpíadas, em 2016, que aconteceram no Brasil, a DECCT ganhou grande destaque ao fazer parte dos órgãos que deram suporte e apoio na organização dos eventos. “Desde lá, construímos uma parceria com esses órgãos de fiscalização aeroportuária que continua em pleno vigor até hoje”, enfatiza.

A DECCT está localizada no segundo piso do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situado na avenida Santos Dumont, n° 1.350, bairro Tarumã, zona oeste da capital. A especializada também possui um anexo no Porto de Manaus, somente nos meses de dezembro até maio, período em que os cruzeiros chegam à capital.

“O anexo serve para turistas estrangeiros realizarem registros de crimes, como furtos, fraudes, venda ilegal de pacotes de viagem, turismo sexual, entre outros”, explica.

Denúncias – Nazareth ressalta que as pessoas devem formalizar denúncias relacionadas a turistas presencialmente na especializada ou entrar em contato por meio do número (92) 3652-1656. “As pessoas podem ligar a qualquer momento. Reforço que a delegacia funciona 24 horas e conta sempre com uma equipe para atendê-las”, finaliza.

Ascom Amazonastur:
+55 92 2101-8176
ascom@amazonastur.am.gov.br


Reportar Erro