Em Careiro e Autazes, Governo do Amazonas capacita para pesca esportiva, turismo ecológico e atividades produtivas sustentáveis

Foto: Rhuan Luz/Sepror

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vai promover cursos de guias de pesca esportiva para profissionalizar a atividade nos municípios de Careiro e Autazes (a 88 e 113 quilômetros, respectivamente, de Manaus).

O anúncio ocorreu na segunda-feira (08/05), durante a reunião de alinhamento técnico e coordenação de parcerias entre o poder público e empreendedores do polo turístico, em Careiro. A estimativa é profissionalizar, aproximadamente, 60 pessoas da região do Paraná do Mamuri, Lago do Tracajá, Lago do Maçarico e o Rio Juma, durante os dias 15 a 20 de maio. A região dispõe de, aproximadamente, 40 hotéis/pousadas ecológicas.

O Secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que o Governo do Amazonas também vai realizar ordenamento pesqueiro na região entre Careiro e Autazes, e apoiar a realização do 1° torneio de pesca esportiva em Careiro. Além de colocar à disposição, a aquisição de caixas para a criação de abelhas nativas sem ferrão, no valor de R$ 15, da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), e realização de curso para criação de abelhas nativas, buscando desenvolver incentivar o potencial da meliponicultura para gerar renda e negócios sustentáveis na baixa estação.

“Essa região tem um potencial incrível para o turismo de base ecológica e a pesca esportiva. O compromisso do governador Wilson Lima, é para que possamos interiorizar o desenvolvimento econômico, gerando oportunidades e mantendo nossa sociobiodiversidade”, ressalta Petrucio, ao destacar que somente em 2022, cerca de 20 mil turistas visitaram a região, gerando aproximadamente R$ 80 milhões em recursos financeiros.

A reunião foi coordenada Prefeitura de Careiro, intermediada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semcult), contando com a presença de aproximadamente 100 pessoas, como a Associação dos Hoteleiros e Operadores de Turismo (AHTC-AM), Associação dos hoteleiros do Careiro (AHS-MJTM) e a Associação de Pousadas e Empreendedores de Turismo do Rio Juma; além de representantes de Autazes, órgãos municipais de Careiro e órgãos estaduais.

De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o Governo do Estado tem fortalecido tanto o turismo de pesca como o ecoturismo no interior do Amazonas.

“A região aqui tem um potencial incrível para a pesca esportiva. A Amazonastur vem qualificando, vem ordenando com outros órgãos para intensificar o fluxo, gerando emprego, renda e oportunidade, como determina nosso governador Wilson Lima”, afirmou Sampaio. E acrescentou que, no ano passado, mais de 20 mil pessoas visitaram a região com uma injeção expressiva na economia.

Curso

Na capacitação de guias de pesca esportiva, os condutores terão aulas teóricas sobre a história e importância da atividade, legislação da pesca esportiva, biologia do tucunaré, montagem de equipamentos, tipos de isca, técnicas de arremesso, manuseio do peixe capturado, além de orientações sobre a devolução do peixe à água.

Nas aulas práticas, os guias de pesca esportiva em formação, irão receber orientações sobre o monitoramento do diário de bordo, a arte do atado e o correto posicionamento da embarcação.

“Capacitar nossos guias, nossos condutores de turismo, é para mostrar como eles vão trabalhar com o pescado, a maneira correta de pescar e depois soltar, para que não venha causar nenhum prejuízo ou impacto no peixe e no meio ambiente”, finaliza a proprietária do Hotel Amazon Mureru e presidente da Associação dos Hoteleiros e Operadores de Turismo, Rosana Maia.