Em Humaitá, ‘Turismo em Movimento’ aproxima operadores de turismo da capital e interior do AM

Foto: Janailton Falcão

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, a quinta edição do Turismo em Movimento, desta vez na cidade de Humaitá (590 km de Manaus). Além de promover o ordenamento turístico, o evento visa fortalecer a atividade turística por meio da integração do poder público e prestadores de serviços turísticos.

O evento também realizou uma série de orientações empresariais para financiamentos e regularização, além da Sessão de Negócios, que tem o objetivo de aproximar os operadores locais e da capital para que possam negociar potencialidades, parcerias de mercado e comerciais. Durante a ‘Sessão’, 25 operadores de turismo de Humaitá participaram da atividade. Também foi realizada orientação e cadastro no sistema Cadastur do Ministério do Turismo.

A ação foi desenvolvida em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), a Afeam, a Comissão de Turismo da Aleam e a Prefeitura de Humaitá. A diretora de Desenvolvimento e Turismo, Isadora Alfaia, destaca que o município de Humaitá é um ponto estratégico para fortalecer o turismo no Amazonas, por ligar o estado ao resto do Brasil.

“A gente estava planejando esse turismo em movimento há muito tempo, só que surgiram outras demandas, mas finalmente deu certo. Na reunião com o prefeito revelamos que vamos oferecer, em cooperação com a UEA (Universidade Estadual do Amazonas), um plano de desenvolvimento municipal de turismo para Humaitá. Esse plano traça os objetivos, metas e planejamento que a cidade precisa para desenvolver o turismo de forma efetiva” destaca Isadora.

Foto: Janailton Falcão

A equipe técnica da Amazonastur realizou uma série de visitas no município com o objetivo de identificar novos atrativos turísticos. Os técnicos conversaram com os moradores para entender as demandas e necessidades do local. Entre os lugares visitados, destacam-se a Praia de Ipixuna, a Comunidade Santa Maria Auxiliadora do Ipixuna. Pousada, Balneário Santo Antônio, a Aldeia Marmelo e a Comunidade Paraízinho.

O Prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, recebeu, no Palácio da Mangabeiras, a equipe técnica da Amazonastur. O objetivo da reunião foi estreitar a relação da Empresa Estadual de turismo com a prefeitura do município, para potencializar o turismo na região. Ele também destacou a necessidade do Turismo em Movimento em Humaitá para o trade turístico.

“É de suma importância a visita da Amazonastur em Humaitá, que é um município polo que tem uma boa logística na BR 319, sentido Rondônia, e a BR 230, que liga a região ao Nordeste, e traz também condições de negócio para os empresários do município, como hotelaria, restaurantes e visita ao balneário do Ipixuna, um grande cartão postal da região, assim como a aldeia indígena Marmelo e a Comunidade Penhari”, afirma o prefeito José Lobo.

Os 25 operadores de turismo de Humaitá, que participaram do evento, atuam como agentes de viagens, hotéis e transportadores de empresas de atrativos turísticos. Como é o caso da Julie Maia, proprietária de um hotel na cidade. Apesar de já fazer parte do Cadastur, ela participou do evento para atualizar o cadastro e saber mais sobre os benefícios ofertados.

Foto: Janailton Falcão

“Eu já era inscrita no Cadastur mas fiz questão de comparecer no Turismo em Movimento da minha cidade para saber melhor sobre os benefícios que a Amazonastur e os parceiros oferecem. Recebi orientação empresarial com o SEBRAE para conseguir melhores resultados para o meu hotel e refiz o meu cadastro no Cadastur por saber da importância de estar legalizada” destaca Julie, proprietária do hotel Maia.