Exposição fotográfica pelo Dia Mundial do Turismo permanece até o final de semana no CAT

Foto: Divulgação/ Amazonastur

Mais de cinco mil pessoas, entre turistas e moradores, participaram durante todo o dia do evento, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, promovido pelo Governo do Estado. O evento ocorreu, nesta quinta-feira (27), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus.

Quem esteve no Centro de Atendimento ao Turista pode apreciar a exposição fotográfica “Amazonas- Viva essa Experiência” voltada para a promoção do destino e que destacou belezas naturais do Estado. Foram 27 fotos de fotógrafos profissionais e amadores. A exposição permanece no CAT até o fim de semana.

Fotógrafo Tadeu Junior durante a exposição.

“Estou com cinco fotos expostas. E acredito que a exposição e essas fotos são importantes para representamos o Amazonas fora daqui e ajudarmos a fomentar o turismo, fazendo com que as pessoas conheçam as nossas riquezas e queiram conhecer de perto.”, declarou o fotógrafo Tadeu Junior.

Estiveram presentes no evento autoridades estaduais, municipais e representantes do trade turístico que falaram da importância do investimento no turismo para a economia do Estado.

“Os turistas quando chegam no Amazonas uma das primeiras coisas que querem conhecer é a gastronomia. No Estado nós representamos cerca de 15 mil estabelecimentos. Temos associados em Parintins, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e outros municípios. São Gabriel, por exemplo, nós consideramos um polo gastronômico porque é local que grandes chefes procuram quando vem ao Amazonas. Por isso acreditamos que o turismo é importante pra economia”, disse a presidente em exercício da Abrasel, Laura Pozzetti.

Quem esteve no local pode viver uma experiência turística no Amazonas. O City Tour Amazon Bus com programação especial, circulou no Centro Histórico, e teve saída a cada meia hora.

“Ainda não tinha conseguido andar no City Tour e agora tive a oportunidade. Acho que todo amazonense deve conhecer sua história, mesmo pra quem mora aqui é legal andar no ônibus do turismo pra enxergamos os pontos históricos com outros olhos”, disse a professora Joana Silva.

A programação do evento também contou cabine fotográfica, pintura indígena, apresentações musicais e manifestações artísticas, como imitação de sons de pássaros.

“Nós temos muito a comemorar no Dia Mundial do Turismo. De janeiro a julho nós tivemos um aumento no número de turistas no Estado de 3,29%, comparado a média nacional de 2,5%. Além disso, tivemos a permanência média de turista que aumentou de 3 dias e meio para 4 dias. O Governo do Estado começou a abraçar o Dia Mundial do Turismo duas semanas atrás nos municípios da Região Metropolitana fazendo uma maior cobertura do Cadastur, que é o cadastro das empresas que trabalham diretamente com turismo, conscientização e capacitação dos prestadores de serviços. E hoje finalmente o evento aqui no Centro de Atendimento ao Turista.”, destacou o presidente da empresa Estadual do Turismo (Amazonastur), Nickolas Cabral dos Anjos.

 

Apresentações Culturais

A música popular amazonense animou o fim de tarde e noite no Largo de São Sebastião, próximo ao CAT, no Centro de Manaus. Houve apresentações dos artistas Zezinho Correia, Márcia Siqueira, Canto da Mata, P.A .Chaves, Fátima Silva e Cinara Nery.