Isenção para curso de guia de turismo pode ser solicitada até 04/09

O curso vai ofertar 200 vagas na modalidade de ensino a distância (EaD)
A isenção é destinada a todos os candidatos amparados pela Lei nº 3.088/2006.
Foto: Gabriel Retondano/Sead

Os interessados em concorrer às 200 vagas do curso técnico em guia de turismo regional ofertado pelo Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), têm até às 16h da próxima sexta-feira (04/09) para solicitar a isenção da taxa de inscrição no valor de R$ 30.


As informações e prazos foram publicados no Edital Nº 014/2020 do Cetam. O curso será na modalidade de ensino a distância (EaD). Das 200 vagas ofertadas, 80 são para Manaus. Em Novo Airão, Parintins e Tabatinga, serão ofertadas 40 vagas em cada um.

A isenção é destinada a todos os candidatos amparados pela Lei nº 3.088/2006, que isenta do pagamento de taxas de inscrição para os concursos públicos estaduais os trabalhadores em geral que perfaçam renda mensal não superior a três salários mínimos, bem como aqueles que estejam desempregados. Hoje, o salário mínimo está fixado em R$ 1.045,00.

O interessado que preencher os requisitos citados deverá fazer o pedido por meio de requerimento de isenção disponibilizado no site www.concursoscopec.com.br. Além disso, é necessário enviar, via upload, por meio de link específico, a imagem da Declaração constante no Anexo I do edital, legível e assinada, junto aos seguintes comprovantes da sua situação atual:

a) Trabalhadores empregados que recebam até três salários mínimos: cópia autenticada do contracheque atual ou documento similar;

b) Trabalhadores ambulantes, prestadores de serviço e os que exerçam qualquer tipo de atividade autônoma, desde que não cumulada com outra atividade cuja remuneração, somada, faça exceder a três salários mínimos: declaração original de renda expedida por contador devidamente registrado no seu órgão de classe;

c) Desempregados: cópia autenticada da carteira de trabalho – páginas que contenham fotografia, identificação e contrato de trabalho, inclusive a última página em branco ou declaração pessoal da tal situação. Ou seja, declaração de que se encontra desempregado.

A Comissão do Processo Seletivo ainda recomenda que os interessados leiam atentamente todo o edital com atenção. O resultado da análise documental contendo a relação dos pedidos deferidos será divulgada até o dia 13 de setembro de 2020, no site da Copec. O candidato cujo pedido de isenção for deferido estará automaticamente inscrito no processo seletivo.

Os interessados nas vagas precisam ter nível médio completo. As aulas na capital terão início em 15 de março do ano que vem. No interior, em 5 abril de 2021.

O edital atende uma demanda apresentada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) ao Cetam a partir de uma solicitação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/AM) e do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Amazonas (Sindegtur/AM).

Para ler o edital completo, clique aqui.

Ascom Amazonastur:
+55 92 2101-8176
ascom@amazonastur.am.gov.br