Manaus recebe o 5° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Foto: Amazonastur/Divulgação

Representantes do turismo brasileiro se reúnem pela primeira vez em Manaus, no 5° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial para debates e troca de experiências visando melhorias na gestão do setor. O evento começou nesta quinta-feira (22/11) e segue até o próximo sábado (24/11), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Com o tema “Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Natural”, o encontro é uma realização do Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM).

De acordo com o diretor de Marketing da Amazonastur, Nickolas dos Anjos Cabral, o evento vem de encontro às ações do Governo do Amazonas de fortalecimento e municipalização do turismo de forma sustentável no Estado. “Só na área do turismo, o governador Amazonino Mendes investiu mais de 60 milhões de reais e, com isso, fortalecemos as festividades e manifestações culturais. Fizemos a divulgação do Festival de Parintins para toda a América do Norte, que fez com que tivéssemos um dos maiores festivais de Parintins dos últimos anos, e, além disso, divulgamos todos as nossas riquezas, patrimônio natural e outros potenciais turísticos”, afirmou.

Foto: Amazonastur/Divulgação

Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial – O encontro pretende ainda valorizar o potencial das cidades e dar continuidade às ações para a construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas.

“O turismo é o futuro próximo. Se hoje o Brasil é o primeiro do mundo em exportação de alguns produtos, nós também podemos ser primeiro do mundo em recepção de turistas. Temos todas as condições porque temos vasto território, belezas naturais e diversidade cultural”, ressaltou o diretor do Ministério do Turismo, Neuswaldo Lima.

Carta de Manaus – Durante o evento, deve ser elaborada a Carta de Manaus, que será entregue às autoridades do Governo Federal. Os participantes podem apresentar sugestões para constar no documento.

“O turismo é de suma importância para a economia, principalmente para o interior do Amazonas, mas é preciso um grande planejamento envolvendo todos os atores, ou seja, governo federal, governo estadual, os fundos de financiamento, para que tenhamos uma visão de desburocratizar para os investidores atuarem na região”, avaliou o diretor e tesoureiro do Conselho Nacional de Municípios, Jair Souto.

Programação – A programação do evento se entende até sábado (24/11) com painéis, mesas redondas, palestras, reuniões de grupos de trabalho e uma visita técnica a Manaus.