Acessibilidade

Parintins: Terra da Magia

Parintins está localizada a 369 quilômetros de Manaus e pode ser acessada por meios aéreo e fluvial – Foto: Aguilar Abecassis

 

Parintins, popularmente conhecida como “Ilha Tupinambarana” ou “Ilha da Magia”, está localizada a 369 quilômetros da capital Manaus e sedia o maior evento folclórico a céu aberto do mundo: o Festival de Parintins.
Além da disputa de Garantido e Caprichoso, realizada no último final de semana de junho, a cidade encanta pelos paraísos em meio à floresta. Balneários localizados a beira de lagos fazem a diversão dos moradores e visitantes. Lá também, encontra-se a Serra da Valéria, próxima do Rio Amazonas, que fascina pelo seu ar de mistério quando encoberta por nuvens.

A cidade fica repleta de barcos durante o Festival Folclórico – Foto: Yuri Pinheiro/Secom/Parintins

 

Como chegar?
Por via aérea, Parintins fica a uma hora de voo de Manaus, cerca de 370 km. Por via fluvial, o turista levará aproximadamente 18 horas para chegar à Ilha Tupinambarana, a 420 km de distância da capital, descendo o rio Amazonas. No retorno a capital amazonense, a viagem dura em média 24 horas.
O turista tem a opção ainda de viajar de lanchas a jato, que levam em média 8 horas no trajeto Manaus-Parintins, e cerca de 10 horas no percurso Parintins-Manaus.

FOTO: CLÓVIS MIRANDA / AMAZONASTUR

Clima
No período do festival, além de perceber o clima hospitaleiro e contagiante, o turista vai se “dourar” nas tardes de calor. A temperatura ao longo do ano apresenta-se com uma mínima de 22,4ºC, máxima de 35,5ºC, e média de 26,6ºC. Com característica de clima tropical chuvoso, Parintins tem um pequeno período seco de agosto a outubro, a umidade relativa do ar fica em torno de 71%.


Reportar Erro