Rio Negro Challenge traz para Manaus 115 turistas em dois dias de competição

Competição faz parte do calendário de eventos do Amazonas – Foto: ALCIDES NETO

Um total de 115 turistas nacionais e internacionais estará em Manaus entre os dias 7 e 8 de dezembro para disputar a 5ª edição do Rio Negro Challenge Amazônia, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Ao todo, 383 atletas participarão da competição nos dois dias de evento no maior rio de água negra do mundo.
De acordo com o organizador da competição, Pierre Gadelha, a travessia Rio Negro vai movimentar a economia local, com a vinda dos competidores nacionais e internacionais, durante os dois dias de eventos. Ele ressaltou que nesta edição, o evento substitui o uso de lanchas e jet-skis por caiaques e stand up paddle (SUP).

“O evento alia ao turismo esportivo, que, hoje, é a grande sensação. São pessoas com idades acima de 30 anos até atletas de 70 anos. É um público que passa dois, três dias na cidade, movimentando hotéis, restaurantes, bares, meios de transporte. A travessia, a gente pede que contrate um guia de SUP ou caiaque, o que deve empregar mais 80 pessoas diretamente. Ou seja, um evento que movimenta toda a economia manauense”, comentou organizador.
“No Rio Negro Challenge participam atletas de vários estados e, este ano, ainda teremos nadadores de cinco países diferentes, que querem disputar o evento, mas são chamados pela beleza única da nossa floresta. Por isso, mais que um compromisso como cidadão, temos uma responsabilidade em preservar nossas riquezas para essa geração de atletas e outras que estão por vir”, completou Gadelha.

Durante os dois dias de competição, cairão nas águas negras os atletas da Colômbia, França, Espanha, Peru, Equador, Portugal, Goiás, Espirito santo, Minas gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará.