Últimos dias para se inscrever em cursos gratuitos de inglês e espanhol

Trabalhadores do setor de turismo e estudantes têm só até o próximo domingo (08.08) para se inscreverem em um dos cursos de idiomas gratuitos oferecidos pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Ao todo, são ofertadas 3.800 vagas para qualificação nas modalidades de inglês ou espanhol. Não perca esta oportunidade e inscreva-se AQUI! O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de agosto no site da IFTO.

Todos os anos mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros chegam ao Brasil e precisam de suporte para se comunicar e conhecer os destinos brasileiros. E, no cenário pós-pandemia, o Brasil deve atrair muito mais turistas internacionais, despontando como um destino tendência, principalmente para o turismo de natureza.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que este é o momento para investir em qualificação. “Essa é uma oportunidade única para que você, que atua no setor de turismo, principalmente profissões com contato direto com os viajantes, como os guias de turismo, condutores, agentes de viagem, recepcionistas e garçons, possa se tornar um profissional ainda mais qualificado e apto a atuar no receptivo de turistas internacionais”, destaca.

Machado Neto faz um convite especial para trabalhadores do setor de turismo do estado do Amazonas. “Investir em conhecimento renderá sempre os melhores resultados profissionais, principalmente neste momento, em que o domínio de uma língua estrangeira deve ser um pré-requisito para muitas contratações. Ao finalizar o curso, você nos ajudará a oferecer experiências ainda melhores e únicas aos nossos visitantes internacionais demonstrando o patrimônio natural, histórico e cultural ímpar do Amazonas, com parques e reservas florestais maiores do que todo o território de muitos países, sem contar a beleza dos rios, lagos e igarapés”, ressalta.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, ressalta a importância da qualificação profissional para a promoção do turismo. “É uma oportunidade para que os nossos prestadores de serviço se qualifiquem cada vez mais e potencializem as atividades que desenvolvem”, disse Litaff.

SOBRE OS CURSOS – Os cursos terão início no dia 1º de setembro e seguem o formato de ensino a distância (EaD), com carga horária de 200h cada. As qualificações apresentam uma matriz curricular inovadora, com temas transversais adaptados aos idiomas, aproximando-se, assim, da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. Já as aulas ao vivo serão ministradas via webconferência, uma vez por semana.

Inicialmente, as vagas foram ofertadas para guias de turismo e condutores, sendo abertas, posteriormente, para os demais profissionais e estudantes do setor de turismo. Além do IFTO, as qualificações contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Alto Paraíso-GO.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo