Amazonas to Go indica roteiro turístico para comemorar o Dia Nacional do Turismo
Ferramenta da Amazonastur auxilia turista a conhecer atrativos do estado com segurança e informação de qualidade

Para celebrar o Dia Nacional do Turismo, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) destaca o uso do chatbot Amazonas to Go para quem deseja conhecer os destinos turísticos de forma prática e segura. A ferramenta gratuita, acessada diretamente pelo WhatsApp, reúne opções de passeios, serviços e experiências em 18 municípios do Amazonas.
Um destino sugerido é o Parque Ecológico Iracema Falls, a Cachoeira de Iracema (a 107 quilômetros de Manaus), que é um dos principais atrativos de Presidente Figueiredo, município conhecido por abrigar mais de 100 quedas d’água. O local também contempla a Cachoeira das Araras, grutas, trilhas e estrutura com hospedagem e restaurante.

Já atrativos como a Caverna do Maroaga, com formações rochosas e piscinas de água cristalina, e a Gruta da Judéia, conhecida por pinturas rupestres e formações naturais, exigem o acompanhamento de guia credenciado devido ao grau de dificuldade e ao acesso por trilhas em áreas isoladas.
Outro destaque é o passeio de barco para observar o fenômeno do Encontro das Águas, onde os rios Negro e Solimões correm lado a lado sem se misturar. O trajeto pode ser feito por meio de saídas organizadas a partir do Porto da Ceasa ou do Centro de Manaus.

Para quem deseja viver uma experiência urbana, o projeto Turista Manauara promove caminhadas guiadas por roteiros históricos da cidade. As rotas “Manaus da Belle Époque” e “Origens de Manaus” proporcionam uma imersão na história da capital amazonense, despertando o sentimento de pertencimento e valorização do patrimônio cultural. Os passeios são realizados por profissionais cadastrados no Cadastur. Para participar, basta entrar em contato pelo WhatsApp (92) 99184-4535 ou pelas redes sociais @turista.manaura.

A Amazonastur orienta que, para a realização de passeios turísticos no Amazonas, os visitantes procurem sempre profissionais devidamente cadastrados. A verificação pode ser feita por meio do site cadastur.turismo.gov.br, pelo chatbot Amazonas to Go, acessando o número +55 92 8416-0975, ou presencialmente no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Edna Paula de Oliveira, localizado ao lado do Teatro Amazonas, que também está disponível para tirar dúvidas e indicar serviços turísticos regularizados.
Balanço positivo
Em 2024, o Amazonas to Go registrou 54.286 acessos, em comparação aos 36.152 acessos registrados em 2023. A ferramenta também tem alcançado visibilidade internacional. Estados Unidos, China e Reino Unido lideram os acessos de fora do Brasil, demonstrando o interesse crescente de estrangeiros pelos destinos amazônicos.

Atualmente a plataforma contempla os municípios de Careiro, Boa Vista do Ramos, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Tefé, Borba e Barcelos.
Campanha Nunca Toque, Observe
A Amazonastur também reforça, neste Dia Nacional do Turismo, a campanha “Nunca Toque, Observe”, que orienta turistas e prestadores de serviços quanto à proibição do manuseio de animais silvestres durante atividades turísticas.
A prática de tirar fotos com animais, alimentá-los ou tocá-los é considerada inadequada e prejudicial à fauna local. A orientação é que os visitantes observem os animais em seu habitat natural, com o devido acompanhamento de profissionais qualificados e cadastrados no Cadastur. A Amazonastur também alerta para a proibição da compra de artesanato ou adornos feitos com partes de animais silvestres, como penas, peles, ossos e asas de borboleta.