Amazonastur: histórias de mulheres que trabalham pelo turismo

Foto: Lucas Silva

Diariamente, desde muito cedo do dia, Cléo Pinheiro, Giovanna Tapajós e Laena Porto saem de suas casas em diferentes pontos da capital amazonense, para seguirem rumo a um destino igual para todas elas: a sede da Empresa Estadual de Turismo no Amazonas (Amazonastur), na zona oeste de Manaus.

Cada uma em sua função, essas três mulheres têm como objetivo em comum, a determinação para ajudar a construir mais um capítulo de sucesso na história do turismo do Amazonas. Elas são parte essencial na engrenagem que faz o trabalho acontecer, o setor ganhar mais força e a história ter continuidade.

Mesmo com funções que requerem atenção, firmeza, resiliência, elas são doces, afetuosas, ternas e acolhedoras.
Cleo, Giovanna e Laena são apenas três representantes do time de mulheres extraórdinárias da Amazonastur que conseguem aliar a força à sabedoria, a sensibilidade ao empoderamento e o compromisso à união, e juntas, elas enfrentam qualquer obstáculo e vencem qualquer desafio.

Dona Cléo

Cléo Pinheiro

Dona do café mais gostoso da história da Amazonastur, e, diga-se de passagem, disputadíssimo pelos funcionários da casa, Cleo Pinheiro, conhecida carinhosamente por Dona Cléo, trabalha há 18 anos na empresa. Ela relembra que entrou como estagiária, mas logo foi contratada como funcionária.

Trabalhar na Amazonastur para a Dona Cléo é uma satisfação. Ela é quem cuida de tudo para que todos tenham um ambiente agradável, zelado com muito carinho proporcionando bem-estar para quem precisa enfrentar um dia inteirinho de labuta.

“É um prazer trabalhar na Amazonastur, pessoalmente porque sou mulher, mãe e pai da minha filha, e porque aqui eu trabalho com pessoas honestas. Eu amo acordar e vir trabalhar, falar com todo mundo e sentir o carinho e ver a competência das pessoas que trabalham aqui. Lembro que entrei como estagiária, cheguei na Amazonastur, fiz meu estágio e logo fui contratada. Foi um momento especial”, relembrou

Giovanna

Giovanna Tapajós

Diariamente envolvida com o trabalho da Amazonastur nas ruas, junto aos prestadores de serviços turísticos, a turismóloga Giovanna Tapajós parte para frente de batalha quando a missão exige. Ela faz de tudo um pouco. Da orientação ao monitoramento. Da palestra à organização. Para ela não tem tempo feito. Seja de barco, lancha, avião, voadeira, ônibus e até em longas caminhadas a pé, Gi, como é chamada pelos colegas de empresa, vai sem medo de ser feliz.

Há 23 anos na profissão que escolheu para chamar de sua, a turismóloga fala sobre seu trabalho na Amazonastur e de seu amor pelo turismo.
“Me sinto uma profissional realizada por fazer parte do desenvolvimento da atividade turística através da Amazonastur. A minha paixão pela profissão faz eu transformar os desafios geográficos, a informalidade em oportunidade para o desenvolvimento legal dos serviços turísticos e o privilégio de crescer profissionalmente todos os dias por conhecer pessoas e lugares incríveis para criar memórias inesquecíveis”, destacou.

Laena

Laena Porto

Representando todas as mulheres da empresa, ocupando um cargo majoritariamente masculino, a vice-presidente Laena Porto é quem cuida de tudo com o cuidado de quem sabe como agradar.

Com a seriedade necessária para o exercício da função, mas com a sensibilidade na dose certa para compreender cada caso que toma conhecimento, Laena é daquelas mulheres que têm postura e atitudes de quem saber liderar: é atenciosa, se coloca à disposição para ouvir e permite o contraponto de opiniões.
Para ela, as mulheres devem ser tratadas e reconhecidas no mesmo nível de igualdade que os colegas homens.

“A gestão da Amazonastur se posiciona em favor do diálogo e compromisso. Nossa gestão é focada em tornar todas as decisões de forma igualitária. Como mulher, fico sempre muito feliz de ver os cargos de diretorias ocupados por outras mulheres. Assim podemos incentivar que mulheres possam ser ouvidas e suas competências sejam sempre reconhecidas”, declara Laena.

Orgulho
Quem não esconde o orgulho de ter cerca de 70% de mulheres como colegas de trabalho é o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro. Para ele, a força da empresa também vem delas, representando a competência e o compromisso. E o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar as conquistas das mulheres ao longo da história.

“A Amazonastur homenageia cada uma das mulheres de todos os departamentos, em que desempenham, com competência, suas funções. O sucesso da Amazonastur é consequência desse compromisso diário desempenhado por cada uma. Reforço ainda o compromisso dessa gestão de tornar o ambiente de trabalho justo e igualitário. Parabéns a todas essas mulheres especiais”, finalizou Ian