Amazonastur homenageia profissionais do turismo no Dia do Trabalhador

Trabalhadores que atuam na linha de frente do atendimento ao turista compartilham suas experiências e inspirações no setor

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Neste 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) homenageia profissionais que atuam de forma apaixonante na promoção do destino e que fazem a diferença nos serviços turísticos. São turismólogos, guias, agentes de viagens, profissionais de meios de hospedagem e tantos outros trabalhadores que movem o setor do turismo no Amazonas. 

A celebração ganha rostos e vozes por meio das histórias de trabalhadores que atuam no atendimento ao público em diferentes atrativos turísticos da capital, como o Teatro Amazonas, os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) e os passeios a pé pelo centro histórico de Manaus.

Dedicação que transforma experiências

O supervisor de Turismo do Teatro Amazonas, Vitor Reis, trabalha há 11 anos no principal cartão-postal do estado. Para ele, o mais inspirador é ver a reação dos visitantes ao entrarem pela primeira vez no salão nobre do espaço centenário. “É surreal. A partir do momento que ela entra no Salão dos Espetáculos e tem o primeiro impacto, você consegue observar nos olhos dela o quão grande o Teatro Amazonas é. Isso acaba se tornando marcante na vida daquela pessoa”, ressalta.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Vitor destaca que trabalhar com turismo é uma oportunidade diária de troca. “Conhecemos gente do Brasil inteiro e do mundo. É maravilhoso poder trocar ideias e culturas com essas pessoas. Todo dia é um novo desafio, um novo aprendizado”, completou Reis.

Atuando na área do turismo há três anos, a supervisora do CAT, Josiely Oliveira, está na fase final do curso de Gestão em Turismo. Ela conta que o trabalho é marcado pelo acolhimento. “A gente utiliza um sistema de receptivo humanizado. É de colher, de ouvir, de dar atenção ao turista. Não só levar informação, mas fazer com que eles se sintam acolhidos”, disse.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Na rotina de atendimento, Josiely ressalta que os turistas demonstram grande curiosidade sobre a cultura local. “Eles vêm com uma perspectiva diferente, e esse elo de levar a informação e apresentar nossas belezas naturais e culturais é muito gratificante”, pontuou a supervisora. 

O contato com turistas de diversas nacionalidades é a parte mais fascinante do trabalho, segundo a estagiária do CAT, Marília Gabriela Ramos. “Eles contam suas experiências, perguntam o que visitar, o que comer. Tivemos um casal do Canadá que ficou encantado com a Amazônia. Isso dá ainda mais vontade de bem atender”, disse empolgada. 

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Marília também relata que ingressou na área para melhorar o inglês, mas acabou se apaixonando pela história e cultura amazonense. “A Amazonastur me deu a oportunidade de conhecer mais sobre Manaus. Hoje tenho orgulho de divulgar os nossos patrimônios e tudo o que a nossa cidade tem a oferecer”, finalizou a estagiária. 

A paixão pelo que faz é o que move o guia de turismo, Júlio Salles que atua na cidade de Manaus desde 2023, após concluir o curso promovido pela Amazonastur em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Ele realiza passeios guiados a pé (walking tours) pelo centro histórico da capital. “Eu sempre procurei uma profissão com a qual eu tivesse prazer em trabalhar, e encontrei isso no turismo. Mostrar a nossa cidade, contar histórias e encantar visitantes é muito gratificante”, afirmou. 

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Júlio destaca ainda que muitos turistas chegam ao estado com uma visão limitada do Amazonas e se surpreendem com a riqueza do patrimônio histórico, da gastronomia e da receptividade da população. “O que mais me inspira é ver esse impacto positivo e saber que pude contribuir para transformar a visão dessas pessoas sobre a nossa cidade”, concluiu o guia de turismo. 

“A palavra que eu escolho para definir esse trabalho é propósito. É o propósito da minha carreira profissional e a minha missão”. É o que afirma a  turismóloga Sibelle Silva, chefe do Departamento de Programas e Capacitações da Amazonastur, responsável pela articulação com o Ministério do Turismo (Mtur) para a inclusão de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro e pela qualificação de profissionais no interior. 

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Ela atua ainda como secretária executiva do Fórum Estadual de Turismo do Amazonas (Forestur). Em sua mensagem para o Dia do Trabalhador, Sibelle reforça: “Desejo que tenhamos um feliz dia nessa profissão que faz com que encantemos pessoas que viajam, realizam sonhos e saem fascinadas, graças ao trabalho que realizamos com tanto amor e carinho”, destaca.

O turismo é um setor de constantes desafios, que exige formação contínua e adaptação às novas demandas. No Dia do Trabalhador, a Amazonastur agradece a todos os profissionais do turismo que tornam possíveis experiências enriquecedoras aos visitantes do Amazonas. São pessoas que, com paixão e profissionalismo, facilitam sonhos e promovem encontros culturais inesquecíveis.