Amazonastur promove debate para elaboração do Planejamento Estratégico 2025-2026
O documento estabelece metas e ações institucionais internas para ampliar a promoção do Amazonas
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) deu início a primeira etapa do Planejamento Estratégico do biênio 2025-2026, com mediação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório da Amazonastur.
A iniciativa reuniu servidores, entre diretorias e chefias, com o objetivo de alinhar metas e ações institucionais internas e definir estratégias para ampliar a promoção do Amazonas como destino nacional e internacional.
“O planejamento estratégico é indispensável para direcionar nossas ações ao fortalecimento do turismo no Amazonas. Ele nos ajuda a alinhar metas, otimizar recursos e garantir resultados concretos, sempre focando no desenvolvimento sustentável e no impacto positivo nas comunidades locais”, destacou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.
Durante o encontro, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela instituição no último ano para fomentar o setor turístico. Também foram realizadas dinâmicas entre os participantes para analisar os resultados dos trabalhos, os desafios enfrentados e as metas alcançadas.
A metodologia Metaplan foi aplicada para promover decisões participativas, enquanto a análise SWOT identificou forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que impactam o turismo no estado.
Os macroprogramas discutidos incluem governança turística, infraestrutura sustentável, promoção do destino Amazonas e capacitação profissional. Destaques incluem ações para integrar regiões turísticas, ampliar a presença em feiras internacionais e fomentar práticas sustentáveis em comunidades locais.
O consultor de turismo Daniel Bernardes, mediador do Planejamento Estratégico pelo Sebrae, destacou a relevância do processo.
“Estamos aqui através do Sebrae e da Amazonastur para trabalhar no planejamento estratégico das ações de 2025 e 2026. Nosso foco é organizar ideias e atividades para garantir que as ações sejam efetivas e tragam resultados concretos”, afirmou Bernardes.