Amazonastur realiza nova etapa do Plano de Ordenamento Turístico na RDS Puranga Conquista

Ação realizada na comunidade Bela Vista do Jaraqui promoveu oficinas de capacitação e rodas de conversa sobre turismo de base comunitária

Fotos: Valéria Saturnino/Amazonastur 

Com foco na valorização do turismo de base comunitária, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) deu continuidade ao Plano de Ordenamento Turístico (POT) na comunidade Bela Vista do Jaraqui, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista. A ação, realizada na última terça-feira (29/04), contou com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Fundação Sustentável da Amazônia (FAS).

Durante a programação da Amazonastur, os moradores participaram de oficinas de roteiros turísticos e rodas de conversa sobre Turismo de Base Comunitária (TBC). Ao todo, 12 comunitários empreendedores estiveram diretamente envolvidos nas atividades realizadas ao longo do dia.

A chefe do Departamento de Produtos e Promoção da Amazonastur, Raissa Tavares, destacou o protagonismo da comunidade na criação dos roteiros turísticos, enfatizando que as novas experiências contribuirão diretamente para o fortalecimento do turismo local.

“Hoje estamos aqui na comunidade Bela Vista do Jaraqui dando continuidade ao projeto de ordenamento turístico. Tivemos um diálogo intenso sobre turismo comunitário, apresentamos recomendações técnicas para aprimorar as atividades locais, e o resultado foi muito produtivo, os próprios moradores criaram três novas experiências turísticas que agora serão formatadas, e futuramente inseridas no mercado”, afirmou.

As oficinas proporcionaram orientação técnica aos moradores sobre como desenvolver experiências turísticas autênticas, valorizando a história, cultura e recursos naturais. O objetivo principal é fortalecer o protagonismo comunitário, garantindo autonomia sobre a gestão do turismo e gerando emprego e renda de forma sustentável.

Para a artesã Renata Dieb, as orientações recebidas pela comunidade foram fundamentais para aprimorar a qualidade das atividades turísticas desenvolvidas no local.

“Com a vinda da Amazonastur, passamos a pensar melhor nossas práticas comunitárias. Compreendemos melhor o que é o turismo de base comunitária, aprendemos como organizar nossos roteiros e definir o que mostrar aos visitantes. Queremos que os turistas tenham experiências positivas e levem nossas histórias adiante”, declarou.

O agente de endemias Márcio Teixeira ressaltou que a presença frequente das equipes técnicas tem sido determinante para organizar as práticas turísticas na comunidade, desde o processo inicial de cadastro até o gerenciamento da visitação turística.

Fotos: Valéria Saturnino/Amazonastur 

“Ano passado a Amazonastur esteve aqui e nos orientou sobre a importância do cadastro obrigatório. Este ano já realizamos o cadastro, e também estamos trabalhando em parceria com a Sema na autorização para receber turistas. Essas visitas técnicas nos ajudam a capacitar cada vez mais nossa comunidade e garantem mais segurança aos visitantes”, ressaltou.

Turismo de base comunitária

O Turismo de Base Comunitária é um modelo em que os próprios moradores gerenciam as atividades turísticas locais, promovendo experiências autênticas, respeitando o meio ambiente e valorizando a cultura regional. Além disso, contribui diretamente para o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades envolvidas.

A gestora da RDS Puranga Conquista, Shayene Rossi, destacou que as ações do POT contribuem diretamente para fortalecer a atividade turística já existente na comunidade, garantindo maior organização e sustentabilidade econômica.

“O turismo já é uma atividade desenvolvida há muitos anos na comunidade Bela Vista do Jaraqui. As oficinas do Plano de Ordenamento Turístico chegam para melhorar ainda mais esse trabalho, ajudando na organização local e valorizando a qualidade das atividades oferecidas aos turistas. Isso aumenta significativamente o valor da experiência turística”, concluiu Shayene.

Com essas ações, a Amazonastur reforça seu compromisso em apoiar diretamente as comunidades tradicionais, garantindo que o turismo na região gere benefícios sociais, econômicos e ambientais para os próprios moradores.