Amazonastur reforça investimento no setor turístico com treinamento de turismólogos

Evento reuniu profissionais de 20 municípios para alinhamento de ações e capacitações técnicas

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

O Governo do Amazonas por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) segue investindo em políticas públicas que buscam o desenvolvimento do setor turístico em todo o estado e realiza mais uma etapa do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Turístico no Estado do Amazonas, que aloca profissionais capacitados nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O encontro, ocorreu nesta quinta-feira (15/05), e reuniu turismólogos de 20 municípios no auditório da Amazonastur, localizado na zona Oeste de Manaus. 

Criado em 2021 em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM), o projeto tem como objetivo promover a interiorização de políticas públicas e capacitar os profissionais que atuam diretamente no atendimento ao turista e na organização do turismo local. 

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Durante o encontro, foram abordadas todas as competências da Amazonastur, garantindo que os turismólogos compreendessem plenamente seu papel como representantes da política estadual de turismo nos municípios. 

As orientações incluíram desde a elaboração correta de relatórios de visita técnica, fichas de atendimento e relatórios de viagem, até o entendimento das diretrizes para o desenvolvimento do turismo regional. O treinamento reforçou o papel dos turismólogos na promoção dos atrativos turísticos locais, na orientação de visitantes e no apoio ao empreendedorismo local. 

Além dos conteúdos voltados ao desenvolvimento do turismo regional, o treinamento contou com a orientação da assessoria de comunicação da Amazonastur, que abordou a produção de conteúdos nos municípios para divulgar os destinos do Amazonas.

Para a gerente do Projeto AADESAM, Loiadne Paes, o impacto da iniciativa vai além da capacitação técnica, promovendo desenvolvimento e sustentabilidade.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“O projeto tem fortalecido o turismo nos 24 municípios do interior do Amazonas por meio de capacitações, consultorias e ações que incentivam o empreendedorismo, promovem atrativos locais e estruturam roteiros turísticos. Essas iniciativas posicionam a região como um destino sustentável, gerando desenvolvimento econômico, inclusão social e valorização cultural e ambiental”, afirmou Paes.

A convite da Amazonastur, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) participou do encontro, tirando dúvidas dos turismólogos sobre os critérios de licenciamento ambiental para empreendimentos turísticos. Luiz Henrique de Souza Vieira, gerente do Projeto Amazonas Legal, explicou os procedimentos necessários para a regularização de atividades turísticas, incluindo hoteis convencionais, hoteis de selva e flutuantes.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“Estamos aqui para orientar os turismólogos e garantir que eles entendam os requisitos necessários para que seus empreendimentos estejam em conformidade com as normas ambientais. É fundamental que o setor turístico atue de maneira legalizada, garantindo segurança para os visitantes e sustentabilidade para as atividades”, destacou Luiz Henrique.

Capacitação e orientação técnica

Além das orientações ambientais, o encontro também contou com apresentações da equipe técnica da Amazonastur, que reforçou a importância do preenchimento correto de relatórios de visita técnica, fichas de atendimento e relatórios de viagem. Esses documentos são fundamentais para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao turismo.

A turismóloga Roseane Soares, que atua há 10 anos no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), avaliou positivamente o encontro do Projeto, destacando sua importância para o desenvolvimento do turismo local.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“Participar do encontro é uma oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos e garantir que o turismo em nossos municípios seja desenvolvido de forma organizada e sustentável. Como turismóloga, vejo a importância de estarmos sempre atualizados e alinhados com as diretrizes estaduais e nacionais. A troca de experiências aqui, aliada às orientações técnicas que recebemos, nos dá mais segurança.”, afirmou.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Outro destaque foi a apresentação do programa Mais Crédito + Turismo, que oferece linhas de crédito para empreendedores do setor turístico, especialmente aqueles que atuam no interior do estado. O programa visa facilitar o acesso ao financiamento para negócios turísticos, impulsionando o desenvolvimento econômico nas comunidades.