Festa do Guaraná movimenta economia de Maués

Foto: Clóvis Miranda/SECOM

Com três atrações nacionais, mais de 20 artistas amazonenses, torneios esportivos, feira de artesanato e concurso de beleza, a 39ª edição da Festa do Guaraná começa nesta quinta-feira (06/12) com expectativa de atrair 50 mil pessoas para o município de Maués, a 250 quilômetros em linha reta de Manaus. O número de turistas que passam pela cidade, especialmente durante os três dias de festa, aquece as vendas dos empreendedores locais, que aproveitam a época para faturar.

O evento, que acontece na praia da Ponta da Maresia, um dos pontos turísticos da cidade, é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a AmBev e celebra o cultivo do guaraná, fruto amazônico responsável pelo fomento da economia local durante todo o ano.

Restaurantes, rede hoteleira e pequenos empreendedores locais registram aumentos nas vendas durante a semana do evento. Na família de Rose Michilles, a tradição do artesanato é passada de geração a geração. Ela conta que as vendas se intensificam nos períodos de festa. “Trabalhamos produzindo adereços artesanais há muitos anos. No Festival de Verão e, principalmente, na Festa do Guaraná precisamos produzir uma quantidade maior de peças, porque os turistas procuram bastante”, contou a artesã, que mora em uma das comunidades indígenas de Maués.

Filha de agricultor, Rose e a família de oito pessoas sobrevive do artesanato e do cultivo do guaraná, ensinado aos filhos pelo patriarca da família. “Meu pai planta guaraná e, de tempos em tempos, sai da nossa comunidade e vem para Maués, vender o que produz. Para a nossa família, que trabalha o ano inteiro com isso, essa festa representa um aumento significativo na renda doméstica”, enfatizou.

Programação – A primeira noite terá a cantora paraense Joelma como atração principal. Na sexta-feira, a “sofrência” de Naiara Azevedo embala o público. A banda Chiclete com Banana desembarca na cidade no sábado, para encerrar a programação ao som de axé baiano. O festival conta, ainda, com o concurso da Rainha do Guaraná, que vai eleger a mais bela entre oito candidatas à coroa mais cobiçada pelas mulheres de Maués. As candidatas são Ana Luiza Sombra, Ianca Marques, Fabielle Pereira, Raíssa Mirelli, Érica Cristina, Alice Helena, Rebeca Magalhães e Cleia Alves.

Artistas amazonenses, incluindo grupos de Maués, também se apresentam na festa. DJ Neto Perrone, Pagodez, Em Cima da Hora, Tambores da Floresta, Império Verde e Rosa, Mocidade de Santa Luzia, Unidos do Ramalho Jr. e Sambaê fazem parte do time de atrações nativas da Terra do Guaraná. Forró Ideal, Tukumanus, Canto da Mata, P.A. Chaves, Carlinhos do Boi, Layla Abreu e May Seven também se apresentam no evento.

Torneios de vôlei, futevôlei, pênalti, arremesso de peso, duathlon e handbeach fazem parte da programação diurna da Festa do Guaraná.

Estrutura – De acordo com Theo Alves, responsável pela parte de logística e estrutura do evento, aproximadamente 20 toneladas de equipamentos foram conduzidas ao município, para a realização da festa. “Essa quantidade de carga é referente à parte técnica de palco, som, iluminação, camarotes e camarins dos artistas. Além disso tudo, foram mobilizados dois caminhões, viaturas e contingente das polícias Civil e Militar, lancha do Corpo de Bombeiros, Corregedoria e Defesa Civil. A logística foi feita por meio de balsas, barcos fretados e aviões”, informou Alves.

Uma estrutura de camarotes também foi organizada pela Amazonastur. “São dois camarotes nas laterais do palco, que comportam, juntos 500 pessoas. O material embarcou para Maués na sexta-feira, mas as visitas técnicas que determinaram o posicionamento de toda a estrutura iniciaram ainda em novembro”, disse Adriana Pimentel, arquiteta da Amazonastur.