Municípios do Amazonas mostram potencialidades no III Festival Amazonas de Turismo e 3ª Conta 

Estandes apresentam artesanato, gastronomia e cultura regional, reforçando o potencial turístico do estado

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), reuniu 22 municípios no III Festival Amazonas de Turismo e na 3ª Convenção de Turismo da Amazônia (Conta), que ocorre em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas (Abav-AM), em Manaus. O evento tem como objetivo promover o turismo regional, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer as belezas naturais, a cultura e os produtos artesanais de cada localidade.

Os estandes dos municípios participantes foram um verdadeiro convite a uma viagem pela diversidade do Amazonas. Artesanato indígena, colares, brincos e peças feitas com sementes e fibras naturais, como as trazidas por São Gabriel da Cachoeira; produtos gastronômicos como geleias, castanhas e o licor de puxuri de Borba; peças em madeira, óleos essenciais e cosméticos naturais foram apenas algumas das atrações. Além disso, o evento contou com demonstrações de pintura indígena, valorizando a cultura dos povos originários e proporcionando uma experiência imersiva para os visitantes.

Entre os destaques, o município de Borba (151 quilômetros de Manaus) trouxe produtos derivados do Puxuri, uma planta com propriedades medicinais e gastronômicas. Gustavo Buzaglo, representante de Borba, destacou a importância da participação no evento.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“Cada município trazendo aqui os seus produtos, um pouco da sua cultura, um pouco daquilo que tem para mostrar para os turistas, com certeza vai ser uma vitrine para a gente divulgar nossos produtos e nosso município”, afirmou Buzaglo, que apresentou o licor artesanal de Puxuri, produzido em Borba.

A representante de São Gabriel da Cachoeira (852 quilômetros de Manaus), Suzete Serafim destacou o impacto positivo da participação no evento, especialmente na valorização do artesanato local. 

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“Estamos trazendo um pouco da nossa cultura através do artesanato feito de tucum, pedrarias, sementes, além da nossa bebida e gastronomia típica. Está sendo muito legal, pois desperta a curiosidade das pessoas, tanto daqui quanto de fora, e as motiva a conhecer nosso município. Estamos muito felizes em divulgar a nossa cultura”, afirmou.

Para o secretário de Turismo de Barcelos (339 quilômetros de Manaus), Vadilson Gonçalves da Silva, o evento representa uma oportunidade de apresentar o município e suas riquezas ao público. 

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“Este evento é uma vitrine importante para Barcelos. Trouxemos o artesanato local, produzido por nossas comunidades indígenas, e estamos divulgando nossas principais potencialidades turísticas, como o turismo de pesca esportiva, o Festival do Peixe Ornamental e o ecoturismo na Serra do Aracá. É uma oportunidade de mostrar a diversidade e o potencial do nosso município”, afirmou.

Programação Cultural

A programação cultural também foi um dos pontos altos do evento, com apresentações artísticas que valorizaram a diversidade cultural do Amazonas. Na sexta-feira (16/05), o público conferiu apresentações como o Cará Branco e Cará Roxo de Caapiranga, o cantor Kerbinho e o Corpo Artístico de Coari, as músicas Tikunas interpretadas por Celdo Braga de Benjamin Constant, o Grupo Cateto da Toada de Parintins, o Gambá do Grupo Maroaga de Maués, a Dança das Ycamiabas de Nhamundá e as Cirandas de Manacapuru.

Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a participação dos municípios é fundamental para fortalecer o turismo no estado.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“Este evento é uma oportunidade para que nossos municípios mostrem ao público suas belezas naturais, sua cultura e o trabalho dos seus artesãos. O turismo é uma importante fonte de renda e desenvolvimento para o interior do Amazonas, e nosso papel é apoiar e promover esses destinos”, destacou.

No sábado (17/05), as apresentações continuarão com o Acará Disco e Cardinal de Barcelos, o cantor Breno Araújo de Manaquiri, a Dança do Gambá e o Dobrado Tradicional de Santo Antônio de Borba, a Lenda do Wará de Maués, o Livro Vivo de Manaus, o espetáculo Amazônia de Cores e Sons do Arte Sem Fronteira, e as apresentações de Novo Airão com o Boi Anavilhanas e Jaú, além do cantor Kerbinho e o Corpo Artístico de Coari.

O III Festival Amazonas de Turismo e a 3ª Conta seguem até o próximo dia 17, com uma programação diversificada que inclui palestras, oficinas e apresentações culturais, reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento do setor turístico.