Governo do Amazonas investe em projetos para impulsionar o turismo e fecha o ano com saldo positivo de ações

As iniciativas fortalecem o setor no estado com a união da tecnologia, infraestrutura e a sustentabilidade

Foto: Lucas Silva

A instalação de painéis solares do projeto Brilha Amazonas, na comunidade indígena Cipiá (distante 80 quilômetros de Manaus), transformou a vida dos moradores com a chegada da iluminação. “Sofríamos com as constantes quedas de energia elétrica o que prejudicava a comunidade que trabalha com o turismo. Os painéis trouxeram muitos benefícios e ajudaram a melhorar nosso atendimento. Somos gratos pelo apoio da Amazonastur e do governo do estado”, declarou o cacique, Francis Vaz. 

A comunidade foi uma das contempladas com a entrega de kits de painéis solares viabilizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), para beneficiar regiões sem acesso à energia elétrica. 

Cipiá, Tatuyo, Diakuru e Tuyuka integram o Plano de Ordenamento Turístico (POT) da instituição, que promove a prática do etnoturismo na região.   

Desde que foi lançado em fevereiro de 2023, o projeto Brilha Amazonas já entregou mais de 500 equipamentos, distribuídos em São Sebastião do Uatumã, Presidente Figueiredo, Maués, Manaus, Iranduba, Parintins, Rio Preto da Eva, Boa Vista do Ramos, Careiro e Autazes. 

A iniciativa faz parte das ações históricas promovidas pela Amazonastur para impulsionar o destino Amazonas, que inclui ainda a criação da ferramenta tecnológica “Amazonas To Go”, além de investimentos em turismo sustentável, obras de infraestrutura turística, ações de ordenamento, ampliação da malha aérea e capacitação de profissionais do turismo. 

“O ano de 2023 foi muito positivo para o turismo amazonense, resultado de investimentos e trabalho do governo do estado em áreas importantes do setor. Isso permitiu realizar novas ações e projetos para fortalecer o potencial turístico, além de dar seguimento nas ações que já são sucesso. Tudo isso se dá graças ao governador Wilson Lima, que foi o que mais desenvolveu o turismo no estado do Amazonas”, destacou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.  

Amazonas To Go 

Com objetivo de proporcionar o melhor atendimento e comodidade para quem visita o estado, o chatbot Amazonas To Go oferece informações rápidas, fáceis e seguras sobre hospedagem, restaurantes, guias credenciados e demais dados úteis na palma da mão do turista. 

Lançado em maio deste ano, a ferramenta inovadora já opera nos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva, Parintins, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Careiro, Boa Vista do Ramos, Maués, Humaitá e Itacoatiara. 

Sensibilização/ Cadastur

As ações de sensibilização, ordenamento e regularização de serviços turísticos foram os pilares da Amazonastur, resultando em iniciativas inéditas, como a com o Ministério do Turismo (MTur) no Porto de Manaus e Lago do Janauari, sendo a única regional a compor o Comitê Consultivo do Cadastur (CCCad). 

Foram realizadas 89 ações diretas de divulgação de campanhas que incluem a sensibilização contra o manuseio ilegal de animais silvestres, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, uso ilegal de penas de animais silvestres em adornos, além de Turismo de Acessibilidade e Alô Turista. 

A Amazonastur também realizou ações voltadas para orientação do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que alcançou mais de 2,5 mil prestadores regularizados. 

Profissionais mais qualificados

Para aumentar oportunidades de trabalho e qualificação no setor, a Amazonastur promoveu a capacitação de mais 800 profissionais pelo workshop Bem Receber em 11 municípios. Quase 300 pessoas foram qualificadas no curso de Condutor de Pesca Esportiva nos municípios de Borba, Careiro, Coari, Maués, Nhamundá, Novo Airão e Rio Preto da Eva, realizado em parceria inédita com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). 

Por: Hellen Miranda e Nathalie Torres